O Lugar mais Seguro do Mundo” acompanha a vida de Marlon, um jovem que tem sua vida profundamente afetada ao se tornar vítima de uma das maiores tragédias socioambientais do mundo, desencadeada pelo rompimento de uma barragem de rejeito de minério. Forçado a migrar do campo para a periferia da cidade, ele passa a lidar com novos conflitos e testemunha a repetição de outra tragédia da mineração no Brasil.
O filme foi desenvolvido e concluído com o apoio de várias instituições renomadas, tais como o UnionDocs Summer Lab, o Laboratório de Impacto do DocSP, o Conectas Chile Lab e o Arche Lab/Doclisboa, sendo neste último vencedor do prêmio de Melhor Projeto para finalização.
Em sua estreia mundial no final de 2021, o filme conquistou o prêmio Canon do Júri de Melhor Filme Internacional no prestigioso Doclisboa. No ano de 2022, o documentário foi selecionado para o Festival de Biarritz e também para o FIDBA.
A aguardada estreia nacional ocorreu em 2023, durante o CineOP. Logo após o festival, ele foi selecionado pela curadoria para ser exibido no Itaú Cultural Play. Além disso, participou da Mostra Mineração 2023 e, recentemente, foi selecionado para competir na categoria de Novos Diretores no Festival Latino Americano de Vancouver e no Festival de Firenze.